A gestão racional dos recursos hídricos constitui atualmente um aspeto de fundamental importância para as sociedades modernas onde estes recursos são vistos como escassos. A HIDROMOD tem acumulado uma experiência relevante nesta área tanto no que respeita à avaliação do recurso (quantidade e qualidade) como à respetiva gestão e planeamento.

Planos de gestão

A atividade nesta área tem abrangido áreas como a hidrologia, a qualidade da água em rios e albufeiras ou a avaliação de riscos. A experiência adquirida da participação nos planos de gestão das bacias hidrográficas do Alentejo, Algarve e Madeira em Portugal e da Bacia do rio São Francisco no Brasil permitiram desenvolver metodologias inovadoras de abordagem integrada de planeamento e gestão de recursos hídricos.

Ondas de cheias

Outros projetos têm permitido adquirir igualmente experiência relevante em estudos de propagação de ondas de cheia, delimitação de zonas inundáveis e produção de mapas de risco de cheias.

Agricultura

Adicionalmente a HIDROMOD tem vindo a desenvolver metodologias de suporte à rega de precisão com o intuito de providenciar aconselhamento aos agricultores para otimização da eficiência do uso da água. Sendo atualmente a agricultura um dos segmentos responsáveis pelo maior consumo de água a gestão criteriosa deste recurso constitui atualmente uma preocupação central tanto ao nível Europeu como mundial.