A gestão eficiente da informação e a capacidade de antecipar problemas ou planear operações de forma eficiente constituem pontos críticos para as empresas de água e saneamento devido a uma regulamentação jurídica ambiental mais exigente e à necessidade de aumento da eficiência da exploração dos sistemas e incremento da segurança e informação ao consumidor e ao público em geral.
A HIDROMOD tem vindo a criar uma experiência relevante nesta área através da disponibilização de sistemas capazes de tirar o máximo partido das grandes quantidades de dados que é possível adquirir através da telemetria e de outros sensores atualmente disponíveis. Para estes dados se transformarem em informação útil é necessário tratar, organizar e reportar.
Serviços operacionais
Esta capacidade tem vindo a ser materializada através duma plataforma que permite uma exploração de modelos em tempo real e a configuração de processamento e modos de pesquisa dinâmicos adequados a cada tipo de problema (descargas urbanas, sistemas de tratamento, perdas, qualidade da água, energia, etc.). A capacidade de análise e cruzamento dos milhares de sinais atualmente disponíveis permite criar informação para um melhor conhecimento do real funcionamento dos sistemas, detetar atempadamente anomalias e calcular indicadores de performance em tempo real.
São exemplos deste tipo de aplicações o sistema instalado para a rede de saneamento de Lisboa ou o sistema de deteção de fugas implementado na rede de Muscat (Oman).