As zonas costeiras constituem as áreas mais povoadas e também de maior vulnerabilidade ecológica. A apetência por estas zonas leva ao aparecimento de diferentes interesses, muitas vezes contraditórios, cujas consequências devem ser devidamente avaliadas e geridas com a necessária cautela. Por esta razão, é hoje absolutamente necessário garantir a aquisição contínua de conhecimento sobre a dinâmica dos sistemas e deter capacidade de previsão da respetiva evolução, em consequência da evolução natural ou de intervenções promovidas pelo homem.
Modelação Costeira
A utilização de modelos numéricos, complementada com a implementação de sistemas de monitorização, é hoje reconhecida como a ferramenta mais eficiente no apoio à decisão, representando uma mais-valia importante tanto para os projetistas como para os decisores.
Desde 1992 que a HIDROMOD tem mantido uma atividade quase contínua nesta área, tendo sido responsável por diversos estudos com elevado grau de complexidade realizados tanto em Portugal como no estrangeiro.