A otimização da produção aquícola passa pela implementação de aquacultura de precisão através da aplicação de ferramentas tecnologicamente avançadas, como as disponibilizadas pela Hidromod. A produtividade e a qualidade das explorações aquícolas são influenciadas por diversos processos que ocorrem no ambiente aquático. Por exemplo, a previsão da temperatura da água permite adequar a quantidade de alimentação a dar aos peixes. A previsão da variação do nível do mar permite optimizar a energia gasta com bombagem ou planear bombagem para quando a qualidade da água é mais favorável.
A operação e manutenção das explorações é muitas vezes também condicionada por fatores meteorológicos, hidrológicos e oceanográficos, dependendo do tipo de exploração.
A Hidromod tem experiência comprovada de aplicação de ferramentas informáticas para gerir dados e fornecer previsões com base em modelos numéricos para o suporte à aquicultura.
Prestação de serviços e consultoria:
Desde 2017, que são fornecidas previsões de condições ambientais à Seaculture (Grupo JMA) de suporte a uma exploração de robalo em Sines. Esta exploração produz atualmente cerca de 500 ton.
Em colaboração com o WAVEC, foram estudadas em 2018 as condições ambientais numa zona costeira de Marrocos para a instalação de jaulas de produção de peixe da JMA. Para a exploração de Mira da Acuinova, foi também em 2018 estudada a qualidade da água na sua captação. Esta exploração produz atualmente cerca de 2500 ton de pregado.
Projectos I+D+I desenvolvidos ou em curso:
Valormar (http://valormar.hidromod.com) – Neste projeto são aplicadas ferramentas de gestão de dados e previsões a várias unidades de aquicultura localizadas em lagoas costeiras (Rias de Alvor, Formosa e de Aveiro) com condições ambientais bastante variáveis.
HiSea (https://hiseaproject.com/) – O projeto HiSea tem como objetivo oferecer um serviço co-projetado com os utilizadores e que fornece dados de alta resolução de qualidade da água no mar para dar respostas a questões específicas dos setores da aquicultura e dos portos. No HiSea desenvolve-se, testa-se e demonstra-se, em modo operacional, novos serviços de informação baseados no programa europeu Copernicus que incorporarão produtos de serviços marítimos, terrestres e climáticos, dados de monitorização local e modelação numérica. Isso permite melhorar a operação, o planeamento e a gestão de diferentes atividades marítimas nos setores portuário e de aquicultura.