- Sem categoria
- No comments
A aquicultura existente no Porto de Sines, explorada pela Seaculture (Jerónimo Martins Agro-business), passou a beneficiar das previsões de temperatura no mar, e de outros parâmetros meteo-oceanográficos, geradas a partir do sistema Aquasafe de Sines. Para o efeito, foi assinado um contrato por 3 anos no final de 2017.
Uma operação de aquicultura está sujeita a flutuações naturais do ambiente marinho que afetam diretamente o desempenho do peixe, com a temperatura da água como um parâmetro chave que controla o metabolismo do peixe e o seu comportamento alimentar. Boas previsões ambientais ajudam a definir a alimentação adequada que permitirá que o peixe se alimente de forma eficiente, maximizando o seu crescimento e minimizando o desperdício de alimentos. O serviço prestado pela HIDROMOD, com informações confiáveis sobre as condições meteo-oceanográficas locais (dados quase em tempo real e previsões de curto prazo) permite antecipar a ocorrência de condições marinhas favoráveis ou desfavoráveis e adaptar a operação a essas condições. Além disso, o acesso aos dados em tempo real adquiridos localmente ajuda a melhorar a eficácia dos programas de monitoramento e a verificar a precisão das previsões fornecidas.
A Hidromod mantém para Sines um sistema de gestão de dados e previsões de alta resolução (meteorológicas, hidrodinâmicas 3D e de agitação marítima) desde 2007. Beneficiam deste serviço atualmente o Porto de Sines, a aquicultura da Seaculture e a Central Térmica da EDP.